clínica reumatológica goldenberg
home contato
buscar
corpo clinico tratamentos
fisioterapia

A especialidade é composta por diferentes técnicas de grande importância no tratamento de problemas do aparelho locomotor em especial nas dores nas costas. Ao auxiliarem o indivíduo a manter a sua mobilidade os profissionais de fisioterapia colaboram para a melhora da autonomia do paciente e conseqüentemente de sua qualidade de vida, permitindo a sua reintegração social. A seguir descreveremos algumas dessas técnicas:

Exercícios
Eletroanalgesia
Kabat - Facilitação Neuromuscular Propioceptiva
Pilates
Rolfing
RPG - Reeducação Postural Global



Exercícios

A pratica de uma atividade física e essencial no tratamento da dor aguda e prevenção da crônica. Mas, inexplicavelmente muito pacientes possuem uma noção errada de que o exercício priora a sua dor, em conseqüência a sua primeira atitude e suspender qualquer atividade física, incluindo os esportes. Com o tempo o individuo perde o seu condicionamento físico e passa a sentir mais dificuldades em realizar os seus trabalhos de rotina. Ao contrario do que imaginam a realização regular de exercícios bem orientados trás muitos benefícios, visto que melhoram o desempenho cardiovascular, aumentam o tônus, força e elasticidade muscular, liberam endorfinas que melhoram a dor trazendo sensação de bem estar.

Os Alongamentos são os exercícios mais indicados. Devem ser praticados de forma tranqüila e cuidadosa, no mínimo três vezes por semana. Os exercícios de alongamento têm efeitos benéficos importantes com a sua prática regular. Um deles é o aumento do comprimento das fibras musculares, o que proporciona o relaxamento. Além disso, melhoram a flexibilidade, a condução dos impulsos nervosos e a circulação sangüínea nos tecidos musculares. O alongamento também atua sobre o humor do paciente, modificando a sua percepção da dor e aumentando a sua coordenação. Pode ser realizado em associação com as outras modalidades.


voltar



Eletroanalgesia

A eletroestimulação com propriedades analgésicas tem sido utilizada há vários anos no tratamento dos distúrbios da coluna vertebral. Existem várias modalidades da utilização da eletroterapia como coadjuvante no tratamento das lesões da coluna.
Uma forma de estimulação elétrica é aquela que produz calor, por meio de um processo de conversão da corrente elétrica, quando a energia entra em contato com os tecidos do organismo. Os principais exemplos são a diatermia por meio de ondas curtas e ultra-som. Esses agentes têm a capacidade de penetrar profundamente nos tecidos (de 3 a 5 cm) promovendo aumento de sua temperatura e do metabolismo celular, melhorando o fluxo sangüíneo local, a propriedade elástica dos tecidos e aumentando o limiar para a dor. Dessa forma permite a realização de exercícios em um programa de reabilitação.
Outro conjunto de modalidades eletroanalgésicas, diz respeito a neuro-eletroestimulação transcutânea ou TENS (transcutaneous eletrical nerve stimulation), baseada na teoria da comporta de dor, que sugere que a corrente elétrica é capaz de interferir nos mecanismos de transmissão dos sinais de dor ao longo do sistema nervoso central, criando barreiras para a transmissão do impulso doloroso até as vias neurais superiores. O TENS podem agir estimulando a liberação de endorfinas, substâncias endógenas, capazes de reduzir a dor. O uso desse tipo de eletroestimulação tem permitido redução na utilização de medicamentos. Apesar do TENS promover redução temporária da dor, ele é um coadjuvante útil no tratamento das disfunções da coluna vertebral, facilitando a realização dos exercícios durante os programas de reabilitação. Todos estes recursos da eletroterapia devem ser utilizados como coadjuvantes em um tratamento integrado, sendo aplicado por profissionais capacitados sob supervisão médica.


voltar



Kabat - Facilitação Neuromuscular Propioceptiva

Esse método promove e facilita a reação dos mecanismos neuromusculares por meio de estimulação de proprioceptores corporais, presentes no sistema nervoso, ossos, músculos e articulações.
Os exercícios são baseados no padrão natural e funcional dos movimentos espirais e diagonais exercidos pelos indivíduos. Esse sentido de movimento é semelhante aos movimentos realizados nos esportes e nas atividades diárias, estando em harmonia com a disposição em espiral e rotatória do sistema músculo-esquelético. Durante o tratamento, o membro é estimulado a mover-se em bloco onde os músculos atuam em conjunto e seguem o sentido diagonal. Essa abordagem promove melhor aproveitamento de energia e desempenho dos músculos responsáveis pela realização do movimento, coordenação, controle muscular (concêntrico e excêntrico) e um aumento da resistência tendo como conseqüência diminuição dos efeitos de fadiga.
É um método muito utilizado no tratamento das afecções da coluna por envolverem diretamente o tronco e promoverem o aperfeiçoamento da força, coordenação e equilíbrio.
Assim, através do trabalho de estabilização de tronco, com melhor alinhamento da postura e harmonia das curvaturas da coluna vertebral, obtém-se um melhor aproveitamento energético e rendimento do trabalho muscular resultando em “ótima” performance para realização das atividades de vida diária e recreativa.


voltar



Pilates

Trata-se de um método que tem como objetivo promover maior flexibilidade, alongamento e fortalecimento muscular, resultando numa maior conscientização do corpo. A técnica tem mais de 500 tipos de exercícios, agradáveis de serem realizados, pois, proporciona bem-estar e qualidade de vida, baseada na crença de que a pessoa é uma unidade integrada entre o corpo e mente. Todo o movimento tem seu início no cérebro, portanto é um treinamento da mente para controlar o corpo.

A técnica é realizada com o auxilio de equipamentos e pequenos acessórios ou apenas no solo, com movimentos precisos. O método combina o condicionamento físico, mental e alinhamento de postura. A musculatura profunda é o foco da técnica, que se concentra no trabalho dos músculos mais internos, fundamentais para estabilizar o tronco e diferenciar as várias estruturas corporais. O Pilates pode ser indicado para pessoas de qualquer idade desde adolescentes a idosos , gestantes e qualquer indivíduo independente de sua aptidão física. O treinamento é realizado sob a supervisão de profissionais treinados, em um mínimo de 20 sessões, de 2 a 3 vezes por semana. Entre os seus benefícios, destaca-se a concentração, melhora do condicionamento físico e mental, o aumento da flexibilidade e coordenação motora, melhora do tônus e força muscular, maior mobilidade das articulações, alívio das tensões e estresse, estimulação do sistema circulatório e oxigenação do sangue entre outras.


voltar



Rolfing - Integração Estrutural e Movimento

É uma metodologia de reestruturação corporal e educação do movimento, desenvolvida pela Doutora Ida P. Rolf.

Como o Rolfing® alinha o corpo?

Para alinhar as estruturas do corpo e ganhar uma postura mais adequada, realiza-se manipulação das fáscias, que é uma “rede” de tecido conjuntivo, que envolvem todas as estruturas e elementos que constituem o corpo humano incluindo músculos e ossos, e dela recebem sustentação. Todo esse conjunto pode ser passível de mudança e de reorganização. Além disso, o Rolfing trabalha com os ritmos respiratórios e padrões habituais de movimento e postura, os quais quando não utilizados adequadamente causam tensões e desequilíbrios corporais. A aplicação do método se inicia com uma avaliação da estrutura corporal e da qualidade do movimento do paciente. Em seguida faz-se um registro fotográfico para futuras comparações.

A série básica consiste em 10 sessões individuais, nas quais o profissional vai lentamente liberando a fáscia e reposicionando os segmentos. Cada sessão tem objetivos específicos, sedimentados de forma cumulativa, sempre tendo em vista a integração do indivíduo como um todo. As sessões têm duração entre uma hora e uma hora e meia e são espaçadas de acordo com as necessidades e possibilidades do paciente. Elas podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana, ou a cada 15 dias.

O método é indicado para aqueles indivíduos que apresentam afecções causadas por má postura, tais como dores musculares, dificuldades de movimento e traumas físicos ou para aqueles que no seu trabalho diário são submetidos a estados de tensão e estresse. Como resultado pode ser observado um maior equilíbrio, com aumento da desenvoltura dos movimentos e do nível geral de energia.


voltar



RPG - Reeducação Postural Global

É um método de correção da postura através de alongamentos globais que envolvem todas as cadeias musculares do corpo humano.
O método trouxe maior credibilidade aos tratamentos fisioterápicos enfocando principalmente dores e desvios posturais, particularmente ligados a afecções de coluna. O método utiliza exercícios ativos ministrados e aprendidos pelo paciente e ainda reforço na conscientização de percepção do alongamento e retração das cadeias musculares de forma global, o que permitiu uma menor a utilização de recursos analgésicos, por meio de aparelhos eletro- médicos.
O paciente é alertado o tempo todo sobre como o encurtamento de um determinado grupo muscular pode prejudicar vários movimentos, podendo inclusive causar dor.
Normalmente a sessão é realizada com o paciente deitado sobre uma maca de madeira, com apoios móveis para os braços. Alguns terapeutas preferem o chão.

O Fisioterapeuta fica atento a cada mínimo movimento do paciente e toca o mesmo, com as mãos, a todo o momento. O método exige do paciente, concentração e muita paciência, pois o mesmo é muitas vezes solicitado a realizar mínimos movimentos e ao mesmo tempo manter uma ou outra contração muscular. Para alguns, a sessão é considerada monótona, entretanto, muitos adolescentes e adultos, relatam bons resultados, apesar dessa incompatibilidade de ritmos.
A sessão tem periodicidade semanal e duração, entre 50 e 60 minutos.
O método consta de 8 posturas denominadas básicas, porém o terapeuta pode mesclar algumas adaptações em função de necessidades específicas de cada paciente.

Gestantes, , somente após o 3º mês de gestação, com autorização de seu obstetra, que deverá ser esclarecido, a respeito do mesmo, quanto ao objetivo, de alívio da dor e a prevenção de problemas de postura já instalados, não piorem. Devido ao fato do corpo da gestante, apresentar mudanças constantes, não é o momento adequado, para que se promova grande correção postural.

Espera-se que um paciente com dores lombares, na ausência de uma hérnia de disco ou de uma artrose importante, apresente ausência de dor em qualquer movimento, após 10 sessões ou 10 semanas. Porém, pacientes com diagnósticos de hérnias discais, sintomáticas, sem indicação cirúrgica ou portadores de dores crônicas, já instaladas há muito tempo, permanecem em tratamento, por muitos meses, em média até seis meses.

A escoliose nas crianças deverá ser sempre acompanhada por um médico especializado em coluna e dependendo de sua gravidade, poderá ser indicada a utilização de um colete, para o seu tratamento. Muitas vezes, temos bons resultados, quando associado ao tratamento com RPG. O tratamento é longo, e a criança, ao menos quinzenalmente, durante todo o seu período de crescimento, deverá ser avaliada, quando ao final deste período, a tendência é que a escoliose se estabilize e não progrida mais. Se durante o tratamento com RPG, a criança mantiver o grau de escoliose, estável por anos, ou ainda, crescer satisfatoriamente para sua idade, pode-se considerar que o tratamento obteve sucesso.

Os bons resultados do tratamento são dependentes da aderência do paciente, ou seja, através de disciplina, não faltando às sessões, ficando atento a todas as orientações do seu fisioterapeuta com relação à percepção da postura.
É também essencial, que o fisioterapeuta esclareça, todos os aspectos relacionados a postura, quanto as atividades de vida diária em casa, no trabalho, na escola, no carro e no lazer. O RPG sem um método de educação e orientação à postura associada, apresenta grande chance, em não ser tão eficaz quanto ao esperado.


voltar

consultas
Selecione o(a) Dr(a).
Dr. jose Goldenberg
Dra. Evelin Goldenberg
Nome do Paciente
Data
     
Horário da Consulta
Telefone do Paciente
E-mail do Paciente
tratamentos
dicas e testes
pergunte para
Atenção: As informações contidas neste domínio têm caráter informativo e educacional, portanto não devem ser utilizadas para auto-diagnóstico, auto-tratamento ou auto-medicação.
Responsáveis: Dr. José Goldenberg - CREMESP: 13.696 e Dra. Evelin Goldenberg - CREMESP: 69.640
HOME    QUEM SOMOS    CORPO CLÍNICO    DOENÇAS    TRATAMENTOS
mapa do site    consultas    fale conosco    pesquisa de opinião    newsletter    vídeos
LotCon   Coluna Ponto e Virgula   
© COPYRIGHT 2013, CLÍNICA GOLDENBERG
Consultórios 1 | REUMACLIN - Avenida 9 de Julho, 4303 - Jardim Paulista - São Paulo - Telefone: 11 3887.0627 Fax: 11 3887.0428 - Celular: (11) 9 9955.4064
Consultórios 2 | Hospital Albert Einstein - Av. Albert Einstein 627, Bloco A1 - Cj110 - Morumbi - SP - Tel 11 2151.3214 - Fax 11 3744.7313 - Cel 11 7560.8302